Como preparar um Kefir suave

Essas imagems tem o objetivo esclarecer especialmente quem nunca viu ou quem conhece pouco o Kefir.
Vamos ilustar com fotos os pontos importantes.
Inicialmente vamos deixar os grãos de Kefir com leite durante o tempo necessário para formar as primeiras manchas de soro conforme segue na imagem:

O Kefir suave estará no ponto assim que surgirem as manchas conforme na imagem acima, para chegar nesse estágio pode levar de algumas horas a cerca de um dia, dependendo da proporção dos grãos para quantidade de leite e temperatura.

Após agitarmos o vidro nos iremos peneirar conforme a imagem que se segue:

Peneiramos o Kefir separando o líquido dos grãos.

Podemos consumir o Kefir líquido conforme a imagem:Copo com o Kefir já devidamente peneirado sem os grãos. Podemos adicionar frutas, adoçar com mel, frutose ou até mesmo açúcar.

Também podemos adicionar Canela(Mas, lembrando que a adição de canela fará com que o Kefir perca muito da sua função probiótica porque a canela é bactericida e fungicida) ou ervas como hortelã por exemplo, mas isso só deve ser feito apenas no Kefir peneirado sem os grãos:Nunca devemos adicionar Canela ou ervas diretamente onde estejam os grãos.
Lembrando sempre: NOS GRÃOS ADICIONAMOS APENAS LEITE.

Podemos adicionar canela ao Kefir já devidamente sem os grãos e deixar maturar na geladeira por algumas horas, poderemos adicionar açúcar cristal, mascavo, frutose, ou mel e consumir:Kefir com Canela - Mas a adição de canela fará com que o Kefir perca muito da sua função probiótica porque a canela é bactericida e fungicida.

Queijo de Kefir

Queijo do Kefir também pode ser produzido utilizando para isso um coador de nylon:Inicialmente separamos um coador de nylon e uma vasilha onde caiba o coador e ainda sobre espaço para que o soro seja depositado.

Coador dentro da vasilha.

Peneiramos os grãos do vidro de Kefir

Em seguida adicionamos o líquido peneirado dentro do coador:Líquido já peneirado sem os grãos é colocado dentro do coador de nylon.

Coloque na geladeira a vasilha com o coador por cerca de 24 horas e estará pronto para consumo.

Normalmente deve ser consumido preferencialmente no mesmo dia, mas pode ser guardado por cerca de 3 dias na geladeira.

Sal: Pode se adicionar sal, isso fará com que o queijo se conserve até mais, porém deverá perder suas propriedades probióticas.

 


© www.kefir.com.br - Todos os direitos reservados